O que difere um professor, independente da disciplina ministrada, de um professor pesquisador ? Ambos lecionam, fato. Todavia, o professor pesquisador faz mais que ministrar aulas. Segundo Garcia (2007), o professor pesquisador seria aquele que parte de questões relativas a sua prática com o objetivo de aprimorá-la. Existem estudiosos que defendem a idéia de que ensinar é diferente de pesquisar. Em contra partida, há um outro grupo de estudiosos que defende a pesquisa como elemento primordial na atividade do professor e que para o pleno exercício desta atividade, o professor deve ser pesquisador/reflexivo. (Santos apud Lima, 2007, Sp) Então temos mais esse conceito: o de professor reflexivo. O professor pesquisador é o professor reflexivo, um professor investigador. Ele e só ele é capaz de examinar sua prática, identificar seus problemas, formular hipóteses, questionar seus valores, observar o contexto institucional e cultural ao qual pertence, participar do desenvolvimento curricular, assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional e fortalecer as ações em grupo. (Zeichner e Liston, apud Geraldi, Messias e Guerra, apud Miranda 2006, p. 134) E a pergunta que não quer calar: por que formar professores pesquisadores ? Preocupar-se com a Educação de um modo geral implica em pequenos detalhes de suma importância. Educar é mais do que passar informações/instruções. Educar é formar pensamento e pensamento crítico. Nós, professores, temos esse compromisso. Somos formadores de opiniões, de conceitos e por muitas vezes de preconceitos também. A formação de professores pesquisadores e reflexivos com bases teóricas sólidas representa ocupar-se com a melhoria da Educação, que é deveras melhor que preocupar-se. Quem muito se preocupa pouco se ocupa, como diz o velho ditado.
Registrar, sempre que possível, os acontecimentos, as descobertas e os desafios que terei ao longo dessa especialização, enquanto aluna da pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras (Ênfase em Língua Inglesa e Espanhola) no CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Oi ! Seja sempre muito bem vindo ! Após ler os textos e ver as fotos, por favor, deixe um comentário. Opine, dê idéias, critique, elogie, deixe seu registro ! Sua participação e colaboração são muito importantes para o desenvolvimento desse trabalho. Obrigada !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário